Apresentação

Sejam bem-vindos e bem-vindas,

O CIK é o Centro de Investigações Kantianas vinculado ao Departamento de Filosofia da UFSC. Seu objetivo é ampliar o desenvolvimento de pesquisas de alto nível sobre a filosofia de Immanuel Kant no Brasil e dar continuidade à cooperação com pesquisadores internacionais, principalmente alemães, empenhados no estudo da obra do referido autor. Com mais de treze anos de atuação, o Centro nasceu no ano de 2005 com o generoso apoio da Fundação alemã Fritz Thyssen, principalmente, para formar a Biblioteca da Sociedade Kant Brasileira.  Dada a notória presença de dissertações, teses e eventos realizados no Programa de Pós-graduação da UFSC e também nos vários programas de Pós-Graduação do país, o CIK e a Sociedade Kant Brasileira estão constantemente engajados na organização de eventos que contribuam para o aprimoramento da área.

Características:

1. O CIK tem como finalidade promover o desenvolvimento de pesquises de alto nível sobre a filosofia kantiana no Brasil. Ele é primariamente um centro de pesquisa e não de ensino;

2. O Comitê científico é formado por membros nacionais e internacionais;

3. As atividades têm como principal público pesquisadores avançados, doutorandos e pós-doutorandos;

4. A biblioteca inclui as obras completas de Immanuel Kant (Akademie-Ausgabe), os números dos Kant-Studien a partir de 1972, livros em vários idiomas, ensaios e artigos com temática kantiana.