Apresentação

Características do CIK:

1. O CIK tem como própria finalidade promover no Brasil o desenvolvimento da pesquisa de alto nível sobre a filosofia kantiana. Ele é primariamente um centro de pesquisa e não de ensino.

2. O CIK possui um comitê científico de pelo menos vinte membros nacionais e internacionais.

3. As atividades do CIK têm como principal público alvo pesquisadores avaçados, doutorandos e pós-doutorandos. Elas compreendem:

3.1 Um seminário de pesquisa permanente organizado pelo coordenador, por seus colaboradores e por pesquisadores brasileiros e estrangeiros ativos no CIK, de duas horas, quinzenal, cujos participantes são: professores universitários, estudantes de programas de pós-graduação nacionais e internacionais, bolsistas.

3.2 Um colóquio semestral que acontece num final de semana e que é organizado pelos pesquisadores nacionais e/ou internacionais ativos no CIK no momento.

3.3 Eventos a serem organizados a cada dois anos de atividade com participantes brasileiros e estrangeiros.

3.4 Immanuel Kant’s Lectures oferecidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros alternativamente e publicadas on-line na página do CIK.

3.5 Seminários de leitura e comentário dos textos kantianos em alemão.

3.6 O CIK contribui à edição portuguesa das obras de Kant destinada a ser publicada pela editora Martins Fontes de São Paulo nos próximos anos.

4. O CIK possui uma biblioteca que inclui as Obras completas de Immanuel Kant (Akademie-Ausgabe), os números dos Kant-Studien a partir de 1972, livros em vários idiomas e um arquivo de ensaios e artigos com temática kantiana.