Eventos

Aula inaugural do semestre 2018/2 dos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da UFSC

O Departamento de Filosofia da UFSC convida a todos e todas para Aula Inaugural do semestre 2018/2 dos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da UFSC. Esta atividade faz parte do Projeto/Consórcio Kant in South America (KANTISA), com participação das seguintes instituições: Universita Degli Studi di Catania, Martin-Luther-Universitaet Halle-Wittenberg, London School of Economics and Political Science, Faculdade de letras da Universidade de Lisboa, Universidad de Buenos Aires, CONICET, UFSC, UFMG.

Palestra: “Indeterminação Antropológica e Dever-de-ser-eu: Uma Meditação Kantiana”
Palestrante: Paulo Renato Cardoso de Jesus (pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e professor de Filosofia do Direito na Universidade Portucalense)
Data e local: 31/07/2018 às 19h no auditório do CFH/UFSC

Paulo Renato Cardoso de Jesus defendeu a tese na EHESS (Paris) com Fernando Gil, em 2006: «Poétique de l’ipse: étude sur le ‘Je pense’ kantien»: https://www.peterlang.com/view/title/10522?tab=aboutauthor


Debate sobre o livro “Kant’s Political Legacy”com a presença do autor, Luigi Caranti

O Centro de Investigações Kantianas convida a tod@s para participar do encontro com Luigi Caranti, professor associado de Filosofia Política na Universidade da Catânia (Itálila), no dia 23 de janeiro de 2018, às 9h, na sala do Néfipo/CIK. O prof. Caranti apresentará algumas teses do seu último livro “Kant’s Political Legacy: Human Rights, Peace, Progress” publicado em 2017 pela University of Wales Press. Seguirão comentários dos professores Milene Tonetto, Delamar Dutra e Alessandro Pinzani.


Workshop sobre a filosofia prática de Kant

O Centro de Investigações Kantianas promove, no dia 16 de janeiro de 2018, workshop sobre a filosofia prática de Kant com a participação de pesquisadores do CIK e com a presença do prof. Jean-Christophe Merle (Universidade de Vechta, Alemanha).

Programação:
09:30-10:30 Maria de Lourdes Borges – Pleasure and Displeasure in Kant
10:30-11:30 J. C. Merle – Respect and Love in the Doctrine of Virtue
11:30-12:30 Darlei Dall’Agnol – Towards a Kantian World State
12:30-14 – almoço
14-15 A. Pinzani – Beati possidentes. Kant on Inequality
15-16 Delamar V. Dutra – Moral Cognitivism and Legal Positivism in Habermas’s Philosophy of Law

Local: CFH, Bloco D, Sala 210 (Sala do Néfipo/CIK)



Workshop e Minicurso sobre Kant

Entre os dias 27 e 01 de dezembro de 2017, o Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC receberá o professor Thomas Mertens, da Radboud Universiteit de Nijmegen (Holanda), que oferecerá um mini-curso, em inglês, sobre Filosofia e Direitos Humanos e também um workshop, juntamente com o professor Alessandro Pinzani (UFSC) sobre o livro A religião nos limites da simples razão, de Immanuel Kant.  A participação nas atividades é gratuita e aberta a toda comunidade. O professor Mertens também é um dos membros do Comitê Científico do Centro de Investigações Kantianas.
Para inscrever-se, enviar um email para ppgfil@contato.ufsc.br. Confira abaixo a programação.

Workshop on Kant’s Religion within the Boundaries of Pure Reason
Ministrantes: Prof. Dr. Thomas Mertens (Nijmegen) e Prof. Dr. Alessandro Pinzani (UFSC)
Data: 27/11 a 01/12
Horário: 9h às 12h
Local: Sala do Néfipo/CIK (CFH, Bloco D, sala 210),
Bibliografia: Qualquer edição do texto de Kant em inglês, alemão ou qualquer idioma. O texto será lido e comentado em conjunto com os participantes, com foco especial aos dois primeiros livros.


******************
Intensive Course: Philosophy of Human Rights

Ministrante: Prof. Dr. Thomas Mertens (Nijmegen)
Data: 27, 28 e 30/11; e 01/12
Horário: 14h -16h
A programação completa do mini-curso está disponível neste link.

27/11 Seminar 1:  The (re)emergence of human rights and natural law CFH, sala 332.
28/11 Seminar 2: The right to life: the right to end one’s life CFH, sala 324
30/11 Seminar 3: The absolute right to remain free from torture? CFH,sala 324
01/12 Seminar 4: The right to a fair trial: international criminal law for human rights violators? Sala de usos múltiplos. Depto de Geociências. 

 



IV Encontro do CIK

O Centro de Investigações Kantianas (CIK) promoverá seu quarto encontro a ser realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2012 em Florianópolis. O evento contará com a participação de convidados brasileiros e estrangeiros de grande renome.

——————————————————

IV Encontro do CIK

UFSC / Florianópolis – June, 11st – June, 13th 2011

Auditório do CFH

——————————————————

I° Encontro do CIK

O Centro de Investigações Kantianas promoveu seu primeiro encontro, no dia 19 de Maio de 2008, que contou com a participação de convidados brasileiros e estrangeiros de grande renome. Em tal ocasião foi inaugurada oficialmente a sede do CIK.

A programação do evento teve como destaque:

 * Comunicações de estudantes

* Mesa redonda com os professores Darlei Dall’Agnol e Valério Rohden * Saudações da Secretária de Arte e Cultura da UFSC Profa. Dra. Maria Lourdes Borges

* Aula magna do Prof. Dr. Otfried Höffe (Universidade de Tübingen): Der Mensch als Endzweck. Kant, Kritik der Urteilskraft, §§ 82-84

____________________

De 13 à 15 de Maio de 2009 o CIK pomoveu seu segundo evento oficial, com a temática: “A Tradução dos Textos kantianos e seus Problemas´´

A programação contou com o seguintes participações:

13 de maio, 4ª. feira Abertura: Prof. Valério Rohden e Profa. Maria de Lourdes Borges Mario Caimi (UBA): Metafilosofia do idealismo transcendental. Concepções do idealismo kantiano. Dia 14 de maio, 5ª. feira Christian Hamm (UFSM): A fusão dos campos semânticos: o exemplo de einsehen – verstehen – begreifen Robinson dos Santos (UFPel): O conceito de Klugheit em Kant Zeljko Loparic (UNICAMP/PUCSP): Interpretações ontológica e semântica da primeira Crítica Dia 15 de maio, 6ª. feira Olavo Calabria Pimenta (UFU): O estilo literário de Kant é mesmo um horror? Jair Barboza (PUCPR) – A crítica de Schopenhauer às Críticas de Kant, ou como reverenciar um mestre distanciando-se dele Adriano Perin (UFSM): Sobre a gênese da distinção crítica entre Schein e Erscheinung Valerio Rohden (ULBRA): Sobre o conceito de ilusão (KrV e Anth) Joel Klein (Doutorado UFSC): A tradução do termo Bedürfnis Mario Caimi: Lateinische Strukturen in Kants Denken, mit besonderer Beachtung der Auffassung vom “Objekt” in KrV A 104 ORGANIZAÇÃO: * CIK (Valério Rohden, Alessandro Pinzani, Delamar José Volpato Dutra) * SeCArte / UFSC – Secretaria de Cultura e Arte O Colóquio foi realizado em cooperação com a UFSM e a PUCPr